Roberto Magalhães dos Santos
21/10/2025 21:36:00
Como Padres Capadócios temos: Basílio de Cesareia (330-379), Gregório de Nacianzo (329-390) e Gregório de Nissa (330-395). Os três nasceram na província de Capadócia, na Ásia Menor e são conhecidos em meados do século IV. Esses pais da Igreja enfatizaram em sua teologia à responsabilidade social da fé cristã [...] Basílio, bispo de Cesareia de 370-379, não foi adversário radical da propriedade privada. A propriedade privada era para ele dádiva de Deus, e nós só podemos questionar a sua posse pelo rico quando este não a usa como Deus quer, isto é, em favor dos pobres. (DREHER, 2004, p. 84-85). A partir dessa premissa, e para maior aprofundamento sobre o tema, vamos discutir sobre o papel da Igreja frente as questões sociais.
Como a Igreja da atualidade pode exercer o seu papel social tomando por base a visão dos pais capadócios sobre essa questão?
Cristiano de Souza Barros
03/11/2025 21:11:16
Na minha visão a Igreja da atualidade pode exercer seu papel social inspirando-se na visão dos Pais Capadócios, que uniam fé e prática em favor do bem comum. Basílio de Cesareia, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa enfatizavam a caridade, a justiça e o cuidado com os pobres como expressões concretas do amor cristão. Para eles, servir ao próximo era servir a Deus. Assim, a Igreja contemporânea deve promover ações sociais, combater as desigualdades e defender a dignidade humana, integrando evangelização e compromisso ético. Essa postura traduz o Evangelho em gestos solidários e transforma a fé em instrumento de esperança e justiça.
Iris Meireles
31/10/2025 14:49:05
Bom, pelo que pude entender, os Pais Capadócios dispunham de uma visão social voltada aos pobres, a viviam essa visão por parte da Igreja. Não se opondo aos ricos quanto às suas posses, ou bens, desde que estas fossem usadas para o propósito de Deus. Ou seja, eles se opunham à indiferenças e injustiças.
Diante dessa visão, a Igreja da Atualidade pode exercer o seu papel social começando pelo resgate da sua percepção da realidade local onde ela está inserida. Promovendo a igualdade e aproximação dos que são menos favorecidos, ou até mesmo excluídos socialmente, praticando o que o próprio Jesus nos ensina em Mateus 25.35-40:
Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver. Então os justos perguntarão: Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.
O evangelho precisa preencher o ser humano em sua totalidade, não apenas no espiritual, e esse é o nosso papel como igreja praticar. Somos agentes de transformação, isso inclui, Igualdade, Misericórdia e Justiça.