José Dias da Silva
04/09/2025 10:55:33
Dada a tarefa teológico-pastoral na comunidade de fé, responda: Se você enquanto pastor(a) se deparar com o desafio de abordar o tema da homossexualidade, uma vez que um casal de gays está frequentando a comunidade de fé pastorada por você, qual seria a sua abordagem hermenêutico-teológica?
nadia conceicao de souza santos
28/01/2026 15:44:42
No essencial, unidade; no não essencial, liberdade; em tudo, amor.
Assim, qualquer abordagem pastoral deve ser avaliada à luz do ministério de Cristo, marcado pelo acolhimento, pela misericórdia e pela restauração da dignidade humana. Eu manteria fidelidade à Escritura Sagrada sem abrir mão do amor, da justiça e da misericórdia, reconhecendo que a missão da igreja é testemunhar o Evangelho de Cristo em um mundo marcado por complexidades humanas e desafios éticos contemporâneos.
Francisco Rosseldo Costa
03/12/2025 22:04:31
Eu abordaria o tema com verdade bíblica e dignidade humana ao mesmo tempo.
Como pastor, eu afirmaria o ensino das Escrituras sobre sexualidade, mas deixaria claro que pecado sexual é pecado sexual não é pior, nem diferente, nem motivo para afastar pessoas do convívio cristão.
Receberia os dois com respeito, proximidade e pastoralidade, lembrando que todos nós somos pecadores em processo. Meu papel seria acompanhar, ensinar, ouvir e orientar, não criar um ambiente de vergonha ou exclusão.
A hermenêutica seria centrada em Cristo: graça que acolhe, verdade que transforma e amor que não lança ninguém no ostracismo.