Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Fórum

arrow_back

A relevância da intepretação no cotidiano

José Dias da Silva

04/09/2025 10:55:33

Dada a tarefa teológico-pastoral na comunidade de fé, responda: Se você enquanto pastor(a) se deparar com o desafio de abordar o tema da homossexualidade, uma vez que um casal de gays está frequentando a comunidade de fé pastorada por você, qual seria a sua abordagem hermenêutico-teológica?

Francisco Rosseldo Costa

03/12/2025 22:04:31

Eu abordaria o tema com verdade bíblica e dignidade humana ao mesmo tempo.

Como pastor, eu afirmaria o ensino das Escrituras sobre sexualidade, mas deixaria claro que pecado sexual é pecado sexual não é pior, nem diferente, nem motivo para afastar pessoas do convívio cristão.

Receberia os dois com respeito, proximidade e pastoralidade, lembrando que todos nós somos pecadores em processo. Meu papel seria acompanhar, ensinar, ouvir e orientar, não criar um ambiente de vergonha ou exclusão.

A hermenêutica seria centrada em Cristo: graça que acolhe, verdade que transforma e amor que não lança ninguém no ostracismo.

Iulana Moulin de Oliveira

30/11/2025 18:47:48

Como foi visto na aula a interpretação bíblica não é somente feito no meio acadêmico, mas pode ser realizado em vários momentos de nossas vidas, mas na igreja em si, interpretar as sagradas escrituras é importante porque passamos por diversas situações na vida e, sempre recorremos as escrituras para ouvir Deus falar conosco, então, a interpretação no texto, como também no seu conjunto, deve ser analisado e interpretado de forma correta.

Mas, pensando na pergunta do professor sobre o casal homoafetivo, a minha postura perante este caso, no meu ponto de vista, deve ser com ética, respeito e acima de tudo fidelidade a palavra de Deus. Devo amar, acolher as pessoas, mas preciso ser íntegra e com amor conversar com eles a respeito do que a Bíblia, do que Deus diz a re3speito, por Deus ama o pecador mas abomina o pecado. Conversar com eles a respeito do assunto, oferecer acompanhamento psicanalítico, pois sou psicanalista e posso ajudar a entender o que se passou na infância para compreender melhor porque decidiu ser gay, oferecer estudos bíblicos, onde ali possamos refletir sobre este assunto, mas sempre com amor e acolhida. O evangelho é poder para transformar as pessoas, os corações e o Espírito Santo é quem vai conduzindo e libertando o mesmo dessa questão.

Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade