Lucas Ribeiro
10/06/2025 22:40:46
Uma das questões notoriamente levantadas em nosso tempo é sobre a educação das crianças. Essa temática está presente tanto nas discussões sociais, quanto no dia a dia das igrejas locais e das denominações cristãs. Frente a essa questão, o movimento metodista do século 18 foi prodigioso em fornecer alternativas para seu tempo, uma vez que John Wesley sempre destacou o importante papel que os pregadores metodistas deveriam ter perante a educação das crianças; além do próprio Wesley, outras pessoas envolvidas no movimento metodista foram instrumentais na fundação da maior organização instrutora de crianças por muitas décadas na Inglaterra, e também em outras partes do mundo: a Escola Dominical. Mulheres como Ana Ball e Sofia Cookes professora na escola gerida e fundada por Robert Raikes são testemunhas da criatividade e dedicação do movimento metodista na instrução das novas gerações. Leia o seguinte artigo para aprender mais sobre o tema:
REILY, Duncan A. João Wesley e as crianças. Revista Caminhando, vol. 8, n. 2, 2003. p. 11-29. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Caminhando/article/view/1414. Acesso em 08 ago 2023.
Você acredita que essas concepções iniciais sobre a educação de crianças, bem como a Escola Dominical, têm lições que podem ser úteis para nós na atualidade?
Marco Antonio de Sousa Marcelino
19/06/2025 12:51:31
A ligação de John Wesley com as crianças é muito mais do que um posicionamento teológico. Mesmo com a visão que temos da sua teologia prática, ele demonstra amor pelas crianças como uma referência ao amor de Cristo por elas.
Não é o caso de apenas pensar que a criança deve ser formada, desde pequena, como um discípulo de Cristo, conhecendo a salvação e a Bíblia, mas se importar com o futuro delas, dando conhecimento, transmitindo sabedoria bíblica, mas cuidando e demonstrando amor para que tenham, desde pequenas, uma experiência com o Espírito Santo, através da vida das pessoas que as ministram.
Hoje, em nossas igrejas, muitas vezes temos a visão apenas de preparar nossas crianças para que sejam membros que deem continuidade ao legado da família dentro da igreja local, ou até temos programações e cultos para que as crianças não atrapalhem o culto dos pais. Precisamos resgatar a visão de Wesley em que as crianças vivem o momento de suas vidas com a ação e a experiência do Espírito Santo. São formadas sim e de forma integral, mas também encontram a ação de Deus em cada momento de ministração.
Josi Redinglês
15/06/2025 18:03:51
Sim, as concepções iniciais de Wesley e a Escola Dominical têm lições muito úteis. A visão de uma educação integral, que une instrução bíblica, formação moral e desenvolvimento social, é extremamente relevante. O compromisso com a inclusão das crianças, especialmente as mais vulneráveis, desafia a igreja a ser um espaço de acolhimento e transformação. A ideia da comunidade de fé como agente ativo na formação das novas gerações, priorizando o ensino e o discipulado infantil, é um legado poderoso. Precisamos resgatar a paixão por instruir crianças nos caminhos do Senhor, adaptando os métodos, mas mantendo o propósito de formar vidas para Cristo e para a sociedade.